Evento conta com shows gratuitos de Odair José, Lirinha e Tulipa Ruiz

Rede Lume de Jornalistas (com informações da assessoria do MST)

Alimentos vindos de Cooperativas da Reforma Agrária, produção orgânica, produtos da Economia Solidária, livros, sementes e mudas crioulas, pratos típicos do Paraná. Esta diversidade de produções fará parte da Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra, que vai ocupar toda a extensão da Praça Santos Andrade, Centro de Curitiba, entre amanhã (29) e 1º de setembro.

A atividade faz parte da 18ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos de fomento a práticas agroecológicas do Brasil, realizado pelo segundo ano consecutivo na capital do Paraná. Cerca de 70 entidades participam da organização do evento, entre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), setores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Terra de Direitos e Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (Cefuria).

Participarão cerca de 100 coletivos de produtores. Para Cristiano Czycza, integrante da equipe de organização da feira e militante do MST, esse será um espaço de diálogo e conhecimento entre consumidores e produtores de comida saudável.

“Nas jornadas de agroecologia, a gente vem discutindo a necessidade de diálogo com a sociedade, com o público consumidor que está nas cidades, além de precisarmos ampliar os espaços de comercialização”, diz. Para ele, esse intercâmbio traz vantagens para os dois lados, porque os consumidores podem comprar diretamente e o produtor comercializar, com preços acessíveis, sem atravessador.

“Isso possibilita manter a produção de alimentos saudáveis e o consumidor saber que tipo de alimento está comendo, o que é importante neste momento em que tantos agrotóxicos estão sendo liberados”, conclui.

Fotos: Wellington Lenon

Shows gratuitos
Um palco montado em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná vai receber dezenas de shows que prometem animar a feira. Entre os artistas confirmados estão Odair José, Lirinha e Tulipa Ruiz, além da escola de samba curitibana Leões da Mocidade e o grupo de fandango caiçara Mandicuera, da Ilha de Valadares.

Bel Coelho, chef do restaurante Clandestino, vai preparar de um prato agroecológico na Culinária da Terra dia 1º, a partir das 10h30. Os artistas Fábio Assunção e Guta Stresser também confirmaram presença na Jornada.

Programação simultânea
A 18a Jornada de Agroecologia acontece de 29 de agosto a 1º de setembro, e vai ocorrer de forma simultânea em três locais: Praça Santos Andrade – Com a Feira da Agrobiodiversidade Camponesa e Popular e Culinária da Terra e grandes shows culturais; Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – O Teatro da Reitoria receberá a abertura da Jornada, a partir das 18h no dia 29, quinta-feira, além de outras conferências e seminários ao longo da programação; e Boca Maldita – Com o espaço “Conhecimento em Movimento: na rua pela educação pública”, que irá expor projetos de pesquisa extensão de universidade públicas, com palestras, oficinas e lançamento de livros.

Acesse a programação completa em https://jornadadeagroecologia.org.br/2019/08/16/programacao-geral-da-18a-jornada-de-agroecologia/

Deixe uma resposta

%d