Pedido foi protocolado na manhã de hoje na Câmara dos Deputados; sete partidos de oposição se uniram a representações da sociedade civil organizada e apontam crimes de responsabilidade do presidente

Da Redação

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em aliança com sete partidos de oposição e cerca de outras 400 entidades sindicais, sociais e populares, protocolaram, na manhã desta quinta-feira (21), pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

O pedido aponta um conjunto de crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da República, tais como apoio as manifestações reacionárias pedindo intervenção militar; declarações que põem em perigo a saúde da população; ameaças constantes às liberdades democráticas duramente conquistadas na luta contra a ditadura; interferência na Polícia Federal, entre outras.

As articulações dos partidos de oposição e movimentos sociais e populares, do campo e da cidade, em torno do impeachment de Bolsonaro têm como objetivo barrar a política genocida e golpista do governo federal – destaca a FENAJ. “Esta é a tarefa mais urgente da classe trabalhadora na atual conjuntura”.

Os sete partidos de oposição que assinam o pedido são: PT, PCdoB, Psol, PCB, PCO, PSTU e UP. O líder do PT na Câmara, deputado Enio Verri, do Paraná, disse durante sessão virtual do Congresso, que se trata de um momento histórico, em que vários movimentos se uniram em reação à postura do governo diante do aumento de casos da Covid-19 no país.

Entre as entidades populares que assinam o pedido estão: Frente Povo Sem Medo, Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas, UNE, UBES, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Andes – Sindicato Nacional, Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – Condsef/CUT, Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz – ASFOC Sindicato Nacional.

*Com informações da FENAJ e Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lume Rede de Jornalistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading