Órgãos iniciam hoje, em suas redes sociais, postagem de conteúdos sobre a nocividade das notícias falsas para o processo democrático

Da Redação, com informações da assessoria do OGPL

Combater notícias falsas – as conhecidas fake news – é contribuir para o processo democrático. Com esse entendimento, o Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social lançam hoje (15) a ação Desvendando as fake news: uma campanha para combater as notícias falsas. Por meio das redes sociais, as duas entidades vão compartilhar conteúdos informativos voltados tanto para a população em geral quanto para os candidatos.

Em relação aos eleitores, a campanha objetiva ajudá-los a identificar com mais facilidade as fake news e entender porque a divulgação das mesmas é nociva ao processo democrático. Já em relação aos candidatos, o objetivo do OGPL é lembrá-los que uma campanha ética é saudável para quem concorre aos cargos eletivos e também para quem vota.

O OGPL defende que as fake news ameaçam a democracia na medida em que interferem na idoneidade das informações políticas e manipulam o direito fundamental de voto dos cidadãos. “É por isso que devemos combatê-las e estarmos vigilantes quanto ao recebimento e compartilhamento deste tipo de informação”, pontua a advogada Fernanda Moreli, voluntária do Observatório e secretária de comunicação do Conselho de Transparência.

Ela lembra que, quando se trata de notícias e informações, o eleitor deve tentar deixar as emoções de lado e se valer da razão ao analisar os fatos. “Antes de compartilhar notícias, certifique-se de que os fatos correspondem ao conteúdo da informação e não seja apenas a voz da emoção pedindo para que aquela notícia seja verdadeira”, aponta.

Cartilhas e lives

A ação prevê ainda a publicação de duas cartilhas focadas nos eleitores e nos candidatos. Além disso, Fernanda Moreli gravará vídeos e stories informativos nas redes sociais dos órgãos. A campanha contará também com duas lives transmitidas pelo Instagram do OGPL.

Confira os temas e as datas:

Live com Fernanda Moreli e Mário Sérgio Lepri, cientista político e professor
Tema: Democracia e política: a participação popular na arte de governar
Dia 22 de outubro às 19h

Live com Erika Zanon, jornalista e facilitadora de Comunicação Não Violenta, e Carol Avansini, jornalista do OGPL
Tema: Como debater política com quem pensa diferente de você?
Dia 5 de novembro às 19h

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lume Rede de Jornalistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading