Número de concorrentes no pleito municipal cresce 209% em relação a 2016

Da Redação, com informações da Antra

As eleições municipais de 2020 têm, ao menos 281 candidaturas de pessoas trans em todo o país, de acordo com levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O número representa um crescimento de 209% em relação a 2016, último pleito municipal, quando foram identificadas 89 candidaturas, com oito eleitos. O levantamento segue em atualização.

A Antra conseguiu mapear candidates em 25 estados. Do total de 281 candidaturas, 27 são coletivas, apenas 2 para prefeituras e 1 para vice-prefeitura. Travestis e mulheres trans representam 255 candidatas, 16 são homens trans e 10 candidates expressam outras identidades trans. A Antra alerta que não se pode levar em consideração apenas candidates que solicitaram nome social.

“Lista do TSE havia 167 pessoas e foi divulgada em vários veículos de forma errônea. Cabe ressaltar que desde 2018 já é possível a retificação de nome e gênero das pessoas trans e que, portanto, muitas pessoas utilizam nome de registro devidamente retificado e dentro dos critérios comuns às demais candidaturas. O que é um problema para a busca desses dados visto que nem o TSE ou mesmo os partidos tem marcadores de Identidade de gênero em seus cadastros para sabermos quantas pessoas trans exatamente estão concorrendo. Fizemos tudo manualmente”, destaca a associação em seu site.

As candidaturas trans têm grande importância para a representatividade desta população. Falamos sobre isso com candidatas paranaenses nessa matéria.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lume Rede de Jornalistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading