Da Redação

Foto em destaque: Isaac Fontana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina abriu na noite de ontem (06) o cadastramento para a vacinação contra a covid-19. Devem se cadastrar, por meio de uma página na internet, trabalhadores e profissionais de saúde que trabalham em clínicas ou autônomos, como dentistas e fisioterapeutas, e idosos com mais de 60 anos. Como fazer o cadastro? E quem não tiver acesso à internet? A gente tira as dúvidas abaixo.

Por onde devo me cadastar?

Pela página da prefeitura de Londrina na internet (www.londrina.pr.gov.br) ou pelo link direto (https://www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/cadastrovacinacovid/).

Quem deve se cadastrar?

Trabalhadores e profissionais da área da saúde que atuam em clínicas e laboratórios ou autônomos – como dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, doulas, cuidadores de idosos e secretárias – e idosos com mais de 60 anos.

Quais informações são pedidas no cadastro?

O cadastro é feito pelo CPF do usuário e na ficha são pedidas inúmeras outras informações. Para profissionais, números de registro em órgãos de classe, por exemplo; para idosos, situação de saúde (como se está acamado) deve ser informada. Idosos impossibilitados de se deslocar serão vacinados em casa.

Reprodução da ficha cadastral

E quem não tiver acesso à internet ou tiver dificuldade em utilizá-la?

A orientação da Secretaria de Saúde é que essas pessoas procurem uma escola municipal, onde os funcionários estão orientados a ajudar no cadastramento.

Serei vacinado logo após o cadastro?

Não. A data da vacinação ainda não está definida, pois depende do envio de mais doses da vacina pelo Governo do Estado, que, por sua vez, recebe os lotes do Ministério da Saúde. Londrina recebeu até o momento cerca de 19 mil doses da vacina, sendo que o primeiro grupo prioritário é estimado em 26 mil pessoas.

Por que, então, preciso me cadastrar?

Para a prefeitura ter a exata noção de quantas pessoas compõem esses grupos e poder contatá-los assim que a vacina chegar. No Plano Municipal de Vacinação já há uma mensuração: seriam 26 mil trabalhadores e profissionais da saúde e idosos em asilos (1° grupo prioritário) e 85 mil idosos com mais de 60 anos (2° grupo).

Quantas pessoas já foram vacinadas em Londrina?

Foram vacinadas até ontem em Londrina cerca de 12,8 mil pessoas, entre trabalhadores e trabalhadoras de instituições de saúde e idosos e funcionários de asilos e casas de repouso.

Quantas doses da vacina Londrina já recebeu?

Londrina recebeu cerca de 19 mil doses da vacina contra a covid-19, sendo cerca de 15 mil da Coronavac (produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac) e 3,3 mil da Oxford/AztraZeneca, que será produzida no Brasil pela Fiocruz. Um novo lote está previsto para chegar nesta semana.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lume Rede de Jornalistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading