Capacidade da enfermaria está em 110%, enquanto UTIs covid têm ocupação de 95% nesta segunda

Cecília França

Em nota divulgada na manhã de hoje (8), o Hospital Universitário (HU) de Londrina informa que a enfermaria exclusiva para casos de covid-19 encontra-se com 110% de ocupação. Já os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão 95% ocupados. Diante deste cenário, pacientes menos graves (sem dificuldades respiratórias, por exemplo) estão sendo redirecionados para outros hospitais.

A nota é uma resposta à informação do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de ontem, que apontava 100% de ocupação nas enfermarias covid. O HU é o hospital regional de referência para atendimento de pacientes com a doença.

De acordo com a direção do HU, a ocupação chegou a 101% no sábado, alcançando o índice atual no dia seguinte e mantendo até agora.

Desde o início da pandemia o HU já atendeu 8.267 casos, entre suspeitos e confirmados de covid-19, sendo deste total de pacientes 67% de Londrina e 33% de outros municípios da regional.

A direção do hospital reforça a necessidade de cuidados para prevenção da covid-19 a fim de evitar o colapso do sistema de saúde. “A direção do HU-UEL reafirma seu compromisso com a prestação de serviços de saúde e reitera a importância do cumprimento, por parte da população, das medidas sanitárias que visam à redução da transmissão da COVID-19, tendo em vista prevenir o colapso no sistema de saúde da região”.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lume Rede de Jornalistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading