Evento discute inclusão de negros no mercado de trabalho

Publicado por

Entre os participantes estão Luciana Barreto, Maurício Stycer, Lilia Schwarcz, Maria Gal, Zequinha Barbosa e Val Perré

Da Redação

O Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) e a Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) promovem de 8 a 10 de setembro a segunda edição do Afro Presença 2021 – iniciativa visando a inclusão de negros e negras no mercado de trabalho.
“Entendemos que os processos de seleção no campo profissional precisam ser revisitados. Há muito tempo já estamos em um cenário onde todas as lógicas excludentes precisam ser identificadas e eliminadas. A prática da diversidade deve se tornar algo automático nas organizações, que devem refletir a realidade demográfica do Brasil”, ressalta Valdirene Silva de Assis, procuradora do Ministério Público do Trabalho, coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT.

Com uma programação totalmente gratuita que reúne aulas magna, oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia, o evento promove debates sobre o mercado de trabalho e busca reverter o quadro de desigualdade. Entre os confirmados para a programação estão a jornalista e apresentadora Luciana Barreto, o jornalista e crítico de TV Maurício Stycer, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, o Cofundador do Instituto Brasileiro da Diversidade e ativista do movimento negro Hélio Santos, o jornalista, escritor, cartunista e ativista na luta pela igualdade racial no Brasil Maurício Pestana, a produtora e atriz Maria Gal. A atriz, jornalista, apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira, o ex-atleta e um dos principais nome do atletismo brasileiro Zequinha Barbosa, o ator brasileiro Val Perré, a premiada poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda e o antropólogo brasileiro-congolês especialista em antropologia da população afro-brasileira Kabengele Munanga também estão entre as vozes da edição.

Reforçando a importância do envolvimento da iniciativa privada na busca por um mercado de trabalho mais justo e diverso, o Afro Presença 2021 traz grandes marcas que têm firmado compromissos com diversidade e inclusão no meio corporativo como B3, BASF, Bayer, Bradesco, BTG Pactual, Coca-Cola, Colgate, Dow Química, Itaú, J.P. Morgan Brasil, Natura, Santander, TIM e Unilever. “Uma articulação e mobilização da iniciativa privada é indispensável para que possamos promover um mercado de trabalho mais diverso e inclusivo, com ações afirmativas e comprometimento por parte das empresas. É urgente que tenhamos mais pessoas negras dentro das empresas, ocupando cargos de liderança e participando efetivamente nas tomadas de decisão” afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

O Afro Presença reserva, ainda, dinâmicas de interação do público com painelistas, oportunidades de vagas de trabalho oferecidas durante o evento, e atrações de encerramento ao final de cada dia, com performance de artistas que traduzem a magnitude do projeto como Olodum e o Espetáculo Teatral Solano, Vento Forte Africano. Para participar, basta acessar o site http://www.afropresenca.com.br e preencher o formulário de inscrição. As inscrições estarão abertas até o final do evento (10 de setembro).

Serviços
O evento acontecerá entre 9h e 21h nos três dias.
Para mais informações acesse: www.afropresenca.com.br

Deixe uma resposta