Intimação de jornalista de Londrina por juíza ganha repercussão nacional

Publicado por

Magistrada fez boletim de ocorrência após publicação de foto sua em protesto pró-Bolsonaro

Foto: Ganchão (segundo da direita para esquerda), na sede do 5º DP/Regina Utsumi

Vem ganhando repercussão nacional o caso da juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina, Isabelle Papafanurakis Ferreira Noronha, que registrou boletim de ocorrência contra o jornalista londrinense José Maschio, mais conhecido como Ganchão. Dia 27 de setembro, ele teve de comparecer ao 5º Distrito Policial para prestar esclarecimentos sobre uma publicação que havia feito no dia 11, no Facebook.

Na publicação, Ganchão denunciou a participação da juíza nas manifestações de 7 de setembro, que tinham pautas antidemocráticas, como o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

Uma fotografia mostrava a juíza com outras pessoas em um hotel, na capital paulista. Ela vestia verde e amarelo, inclusive uma peruca com as cores da bandeira nacional, e uma das pessoas que acompanhava a magistrada segurava uma faixa com os dizeres “Supremo é o povo”.

Contrariada por ter sido descoberta, a juíza fez um Boletim de Ocorrência e representou contra o jornalista, que teve que prestar esclarecimentos. Embora uma juíza não possa participar desse tipo de manifestação, ela se diz vítima de calúnia.

“Eu, acusado de calúnia e difamação por informar, noticiar o fato de uma juíza violar a Lei Orgânica da Magistratura e participar das manifestações de 7 de setembro, que entre outras coisas pedia o fechamento do STF”, disse Ganchão no Facebook.

A magistrada quer que o jornalista retire as publicações.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR), o Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor PR) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) prestaram solidariedade e apoio ao jornalista.

Veja repercussão do caso:

Jornalista que noticiou ida de juíza a ato contra o STF é alvo de inquérito e presta depoimento

Juíza persegue jornalista que divulgou sua participação em ato bolsonarista do 7 de Setembro

Jornalista é intimado após noticiar participação de juíza em ato bolsonarista no dia 7 de setembro

Jornalista é intimado após noticiar participação de juíza em ato antidemocrático

35% dos ataques contra jornalistas no Brasil são de agentes do Judiciário

Deixe uma resposta