Eleitorado jovem cresce 134% em 2022 no Paraná

Publicado por

Nesta quarta (4) acaba o prazo para os brasileiros cadastrarem o título de eleitor e estarem aptos a votar nas eleições de outubro

Da Redação

Foto em destaque: Arquivo/TRE-PR

A Justiça Eleitoral do Paraná registrou até o momento um aumento de 134% no eleitorado jovem, com idades entre 15 (que completam 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno), 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, em comparação com o eleitorado de 2020.

Em 2020, no Paraná, 36.725 jovens de 16 e 17 anos estavam aptos a votar. Já em 2022, o número aumentou para 86.128 jovens eleitoras e eleitores, segundo dados da última segunda-feira (2). O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) alerta que o eleitor não precisa ficar na fila para tirar o título: é possível fazer o cadastro pelo site do TRE-PR em autoatendimento e, inclusive, imprimir o título em casa.

O número total de pessoas nessa faixa etária aptas a votar nas Eleições 2022 vai aumentar ainda mais, pois um grande volume de pedidos de primeiro título recebidos nos últimos dias antes do fechamento do cadastro, que acontece nesta quarta-feira (4), ainda está sendo analisado.

Em todo o Paraná, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2022, existem em torno de 310 mil jovens de 16 a 17 anos.

Imagens do atendimento na Central do Eleitor de Curitiba/ Arquivo TRE-PR

Campanhas pelo cadastro do eleitorado jovem fizeram sucesso

A Justiça Eleitoral realizou campanhas voltadas para o público jovem. Em 15 de março, quando a mobilização começou em todo o país, o Paraná registrava apenas 44 mil pessoas com 16 e 17 anos no cadastro eleitoral. Partidos políticos e influenciadores também se engajaram no pedido para que jovens tirassem seus títulos.

Durante a Semana do Jovem Eleitor, de 14 a 18 de março, foram emitidos 96.425 novos títulos em todo o Brasil – 5.163 no Paraná – para pessoas de 15 a 18 anos.

TikTok foi o principal canal de comunicação com os jovens

O principal canal de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o público jovem é o aplicativo TikTok. A conta foi criada em outubro de 2020. Ao todo, os vídeos somam mais de 16 milhões de visualizações e 1,9 milhões de curtidas

O mais assistido tem 1,7 milhões de visualizações e aborda, com humor, o primeiro título. A publicação contou com mais de 193 mil curtidas, 903 comentários e 717 compartilhamentos no WhatsApp.

“A Justiça Eleitoral sempre buscou se comunicar com a sociedade de maneira eficiente. Como os jovens hoje estão mais engajados no TikTok, foi natural para nós criarmos um perfil nessa rede social para levar nossa mensagem de maneira simples e direta para esse público”, destacou o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Cidadania Plena incentiva o voto entre os maiores de 70 anos

O TRE-PR reforça a importância da participação de todas as pessoas nas eleições. Por isso, também promove ações para estimular a participação do eleitorado acima dos 70 anos, para quem o voto também é facultativo. Por meio do programa Cidadania Plena, serão instaladas seções eleitorais dentro de hospitais e instituições de longa permanência de idosas e idosos de Curitiba, Londrina e Maringá.

(Com informações da assessoria do TRE-PR)

Leia também:

Cesta básica se mantém acima dos R$ 600 em Londrina

Deixe uma resposta