Prefeitura libera total de vagas para Operação Noite Fria

Publicado por

Na segunda noite de frio intenso foram ofertadas 40 vagas em Londrina, das quais 31 foram preenchidas; saiba como pedir ajuda

Cecília França

Foto em destaque: Entrega de cobertores promovida no inverno de 2021 pelo MNPR/Arquivo

Um homem com cobertor nas costas, vestindo agasalho, anda entre os carros. Nos pés, meias e chinelos, apenas. Uma motorista abre a janela, entrega uma moeda e pergunta: “Tenho um tênis aqui, te interessa?” “Interessa sim, tô morrendo de frio no pé. Vou calçar agora”. Ele pega o par de calçados e segue para a calçada.

A cena ocorrida na tarde gelada desta quarta-feira (18), em um semáforo na área central de Londrina, ilustra parte das vulnerabilidades a que estão expostas as pessoas em situação de rua com a chegada do frio intenso. Transitando pela cidade vemos muitas delas deitadas embaixo de marquises, viadutos, calçadas, com colchões ou apenas cobertores.

Nesta semana, com a chegada do frio intenso, a Prefeitura de Londrina anunciou a abertura de 40 vagas em acolhimentos dentro da Operação Noite Fria. Estas somam-se às 300 vagas disponibilizadas regularmente ao longo do ano. Seriam ofertadas metade delas agora e a outra metade em junho, no entanto, desde ontem já foram abertas a totalidade das vagas, sendo que 31 foram preenchidas.

“É pouco porque tem muita gente na rua, mas vamos acompanhar semana que vem. Se ficar muita gente na rua a gente vai tentando abrir mais (vagas) nos outros acolhimentos”, comenta Leonardo Aparecido Gomes, coordenador do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) – Núcleo Londrina e atualmente em superação da situação de rua.

“Já passei muito frio, hein. É uma das piores coisas para quem está na rua”, garante. O último levantamento oficial, divulgado em 2019, apontou quase mil pessoas em situação de rua em Londrina. O MNPR estima que esse número já tenha dobrado.

Leonardo (à frente) durante doação de cobertores promovida pelo MNPR em 2021/Arquivo

Como pedir ajuda

A equipe da Operação Noite Fria faz busca ativa por pessoas em situação de rua e também atende chamadas e WhatsApp. O diferencial esse ano está na modalidade: ao invés de ofertar apenas o pernoite, as vagas da Operação Noite Fria são na modalidade acolhimento, ou seja, dura 24 horas.

Quem vir uma pessoa em situação de rua precisando de acolhimento pode entrar em contato com o serviço pelo número (43) 99991-4568. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 00h30 e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 21h.

Um comentário

Deixe uma resposta