Concentração será às 17 horas no Calçadão, em frente ao Banco do Brasil
Nelson Bortolin
Movimentos sociais e partidos políticos realizam nesta quinta-feira (11), às 17 horas, no Calçadão de Londrina (em frente ao Banco do Brasil), o ato #11A Unificou, em defesa da democracia e de eleições livres. A manifestação deve ocorrer simultaneamente em várias cidades do País e está relacionada à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, iniciativa da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, assinada por mais de 800 mil brasileiros.
O objetivo é protestar contra as posturas golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), que desacreditam o sistema eleitoral brasileiro. A carta será lida às 11h30 na faculdade da USP e, simultaneamente, em outras universidade do país, inclusive a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
À tarde serão realizados os protestos pelo País.
“Vamos nos concentrar às 17 horas no Calçadão e a ideia é depois caminharmos até o Cine Teatro Ouro Verde, onde haverá apresentações de artistas londrinenses”, conta o representante do Psol, Venâncio de Oliveira. Ele ressalta que a iniciativa das manifestações é da União Nacional dos Estudantes (UNE), que foi abraçada por partidos políticos e pelos movimentos sociais e sindical.
Segundo Oliveira, o objetivo principal do ato é a defesa da democracia e do sistema eleitoral, mas os direitos sociais também estarão na pauta. “Não há democracia sem a garantia dos direitos da população”, destaca.
Estão unidos na organização do ato PT, Psol, PCB, Levante Popular da Juventude, União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Nacional dos Estudantes (UNE), Diretório Central dos Estudantes da UEL (DCE), União da Juventudade Comunista (UJC), MST Norte PR e Comitê Unificado Londrina.
A leitura da carta na UEL se dará em dois momentos, às 10 horas, na praça do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca), e às 21 horas, no gramado do Centro de Ciências Sociais (CCH).
Deixe uma resposta