Ideia é que moradores emprestem e devolvam os livros, acomodados na antiga cabine telefônica de estilo britânico próxima à Concha Acústica

Da Redação

Foto: Emerson Dias/N.Com

Para celebrar os 70 anos da Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, Londrina inaugurou, nesta sexta-feira (19), sua primeira Cabine Literária, instalada na cabine telefônica vermelha em estilo britânico que fica próxima à Concha Acústica, na Praça Primeiro de Maio (Centro Histórico). O equipamento disponibiliza 130 livros em língua inglesa e, segundo a assessoria da prefeitura, tem como objetivo “promover a cultura e a literatura para a população, assim como resgatar os laços históricos entre o município e o Reino Unido”.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Governo (SMG), a ação é conduzida em parceria entre diversas organizações, incluindo a Sercomtel, que fez a cessão da cabine; a Cultura Inglesa Londrina, que doou as obras; e o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson, que intermediou a doação. Além disso, ao lado da estrutura, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) preparou um pequeno jardim, onde a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) instalou uma placa em homenagem aos 70 anos de reinado da rainha Elizabeth II.

A inauguração da Cabine Literária contou com uma programação cultural, incluindo apresentação de capoeira do grupo Senzala, que integra o projeto Ginga, e uma contação de histórias feita pela professora Renata Suzue para alunos da Escola Municipal Arthur Thomas. As atividades foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), que também participa da iniciativa através da Diretoria de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, responsável por organizar os livros na cabine.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, a intenção é que futuramente o projeto seja expandido para as demais cabines telefônicas remanescentes na cidade, sendo que 30 estruturas como essas existem em Londrina. “O aspecto mais marcante desse projeto é que pegamos um material que iria virar sucata e estamos reaproveitando da forma mais linda do mundo, que é levar cultura e conhecimento para as pessoas. É uma experiência que a gente está fazendo em um ponto histórico, que remete à presença inglesa em Londrina, pois o processo de ocupação e colonização de Londrina tem o DNA inglês”, frisou Pellegrini.

Leia também: Tamarana inclui livros na cesta básica

Uma resposta para “Londrina inaugura ‘Cabine Literária’ com livros em inglês”

  1. […] Leia também: Londrina inaugura Cabine Literária com livros em inglês […]

Deixe uma resposta

%d