No próximo sábado (17), às 11 horas, estreia a revista eletrônica UNATI em rede, veiculada pela Rádio UEL FM. O programa temático é o resultado da produção coletiva e comunitária dos participantes do Projeto de Extensão “Entretons: Disrupturas Discursivas Decoloniais de Comunicação de Vidas que Importam”, coordenado pelo professor Reginaldo Moreira, que integra o Programa de Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI UEL, coordenado pelos professores Denilson de Castro Teixeira e Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza.
A revista é protagonizada pelas pessoas idosas participantes da UNATI, com colaboração das estudantes monitoras participantes do projeto, dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo, e com a parceria da Rádio UEL FM. Para o programa de estreia, o tema central será a a própria universidade Aberta à Terceira Idade da UEL, que retomou suas atividades presenciais após nove anos. A revista conta com entrevistas, músicas, dicas, histórias de vida e cultura. Com duração de uma hora, os comunicadores apresentam os quadros, a partir de suas demandas e linguagem.


Histórico
Desde 2014, esse grupo de idosos tem participado de projetos de extensão voltados à comunicação. Num primeiro momento, o grupo produziu programas de TV e minidocumentários, que foram ao ar pela TV UEL, além de serem exibidos em salas de cinema e festivais.
No início de 2017, o grupo começou a produção de um programa de rádio, em que a população idosa era protagonista de todo o processo de produção, desde da escolha do formato, pautas, criação de vinhetas, reportagens, escolha das músicas, textos de locução, gravações e roteiro de edição, denominado Programa Tecer Idades. Desde o retorno da UNATI, o grupo foi convidado a compor suas ações e passou a produzir a Revista UNATI em rede.
O objetivo do programa é contribuir com uma visão mais plural e menos estigmatizada sobre o envelhecimento humano. Segundo os participantes, na maioria das vezes, a mídia não representa adequadamente as novas realidades dessa faixa geracional, reforçando estereótipos e preconceitos.
A partir da construção do olhar crítico sobre os conteúdos disponíveis, surgiu a proposta para criação de um programa de rádio que pudesse revelar as multiplicidades e singularidades das pessoas mais maduras.
A metodologia de trabalho utilizada foi a comunicação comunitária, que implica na participação democrática, em que os integrantes expressam e protagonizam o programa alternativo. O resultado é uma revista realizada por pessoas da terceira idade e para pessoas dessa faixa geracional. Os participantes querem ir além do público-alvo prioritário e chegar a todos, para que o preconceito diminua ainda mais.
Serviço:
Estreia da Revista UNATI em rede, em 17 de setembro, às 11 horas, na Rádio UEL FM, em 107,9 MHZ, disponível também no aplicativo para celular.
*Entretons é um grupo de pesquisa e extensão de gênero, sexualidade, teoria queer, feminismos, decolonialidades, na perspectiva das interseccionalidades de etnia, raça, classe social, etarismo, entre outras. Formado por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina – UEL e outres colaboradores de diferentes territórios de pesquisa e extensão, o grupo objetiva produções e ações implicadas com a realidades sociais diversas e seus movimentos.
Leia também:
Pregação pró-Bolsonaro faz professora mudar de igreja
A Rede Lume acredita em um jornalismo mais humano e diverso. Somos três jornalistas e sete colunistas que escrevem sobre assuntos diversos dentro da temática dos direitos humanos. Clique aqui para ajudar o jornalismo da Rede Lume.
