Rede Lume publica agenda cultural toda semana; compartilhe seu evento para que diferentes comunidades possam conhecer e acessar a programação artística da nossa cidade

Carnaval no Centro Pop

O Projeto Brisa realiza uma edição especial de Carnaval no Centro Pop (Rua Dib Libos, 25) na manhã desta sexta-feira (17), com DJ, espetáculo circense, música brasileira ao vivo e sessão de palco aberto para quem quiser mostrar o talento para o público. As atividades estão programadas para acontecerem das 9h às 11h30 e as apresentações são abertas para todos os foliões.

Oficina de máscaras infantis

Nesta sexta-feira (17), a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), por meio da Gerência de Educação Ambiental, promove uma oficina de produção de máscaras de Carnaval com materiais naturais, voltada para crianças. Ministrada pelo professor e arte terapeuta Valdir Oliveira, a atividade será realizada das 9h às 11h e das 15h às 17h no Espaço Ipê Amarelo, no Parque Municipal Arthur Thomas (Rua da Natureza, 155, Jardim Piza). Interessados devem fazer suas inscrições, gratuitamente, por meio deste formulário.

Carnaval para idosos

Para levar momentos de alegria, socialização e bem-estar à comunidade idosa de Londrina, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte (Rua Luís Brugin, 570) promove uma tarde festiva especial de Carnaval nesta sexta-feira (17). Voltada a pessoas com idade a partir de 60 anos, a ação será realizada das 13h às 16h. Para participar, basta comparecer à unidade portando documento de identificação com foto e, quem quiser, pode ir trajado com fantasias ou adereços carnavalescos.

Narrativas Londrinenses

Terminam nesta sexta (17) as inscrições para o curso de escrita criativa de contos interativos, realizado pelo projeto “Narrativas Londrinenses”. Interessados devem preencher este formulário. O contato com os selecionados será feito até o dia 27 de fevereiro, via e-mail. Com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), os encontros serão realizados a partir de 7 de março, sempre às terças-feiras, às 19h, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52, Centro).  O cronograma segue até 23 de maio.

‘Litografia e Paulo Menten’

A partir desta sexta-feira (17), o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss (Rua Benjamin Constant, 900) recebe a exposição “Litografia e Paulo Menten”, que apresenta a produção de litografias do artista Paulo Menten, com obras criadas entre 1970 e 1980. A mostra também inclui registros fotográficos, vídeos, poesias e materiais utilizados para a confecção dos trabalhos produzidos com a técnica da litografia. Com entrada gratuita, a exposição estará aberta à visitação até o dia 2 de abril.

Carnaval de rua

O Carnaval de Rua de Londrina retorna após dois anos com festa no Lago Igapó 2, onde será realizado, a partir das 14h do domingo (19), um evento gratuito aberto a todos. Blocos musicais animarão o público no domingo de Carnaval, promovendo um movimento coletivo que irá migrar em cortejo dançante até o espaço do Aterro. Lá, o bloco Bafo Quente subirá ao palco para fazer a apresentação final, em show previsto para depois das 18h.  

‘Bailinho do Plantão’

Os palhaços do Plantão Sorriso vão apresentar o “Bailinho do Plantão”, que terá marchinhas de Carnaval, no Royal Plaza Shopping nos dias 18 e 19 de fevereiro, a partir das 15h. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Pintura Facial

Entre os dias 18 e 21 de fevereiro tem Pintura Facial e Escultura de Balões, das 14h às 20h, em um espaço montado em frente à Praça de Eventos do Shopping Catuaí, na entrada principal. Para participar das atividades, basta cadastrar uma nota fiscal de qualquer valor no aplicativo do shopping e ativar o benefício.

Baile OKUPA

No domingo (19), o bar Valentino recebe o Baile OKUPA. A partir das 18h, o balanço começa com o show das Black Divas Singers na casinha, cantando de Sandra de Sá a Aretha Franklin. Às 20h30, no salão, a DJ Luciana Telles convida todos para dançar de música eletrônica a lambada. Os ingressos já estão à venda e podem ser reservados pelo (43) 99146-4534 por R$ 17. Na hora, o valor será de R$ 20.

‘Bloquinho do Aurora – Kids’

O “Bloquinho do Aurora – Kids” reunirá crianças no Aurora Shopping na segunda (20) e terça (21) de Carnaval, com animação do Plantão Sorriso. A matinê vai começar às 15 horas, no Centro de Eventos, no 4° piso do shopping. O ingresso será solidário: dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Hospital do Câncer.

‘Umbanda na Terra do Café’

No dia 23 de fevereiro, às 19h, o Sesc Londrina Cadeião (Rua Sergipe, 52) abre suas portas para a exibição de um documentário inédito e o lançamento de um livro sobre o projeto “A Umbanda na Terra do Café: entre Trajetórias e Histórias para a Construção da Tolerância”. A classificação indicativa é de 14 anos.

Inscrições abertas para o ECOH

Até 28 de fevereiro: o 12° Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH) está com inscrições abertas para a seleção das atrações artísticas e pedagógicas do festival programado para agosto. Poderão participar artistas e educadores interessados em apresentar histórias para o público infantil ou adulto e/ou realizar oficinas com foco na narrativa oral. As propostas devem ser inscritas por pessoa jurídica, por meio de formulário disponível no site do ECOH.

‘Publique você mesmo’

A Vila Cultural Grafatório está com inscrições abertas para a formação “Publique Você Mesmo – Curso Introdutório de Edição & Design de Publicações Independentes”. Interessados em participar do curso gratuito terão até 2 de março preencher o formulário de inscrição. As aulas serão ministradas por Pablo Blanco e Felipe Melhado, membros do coletivo Grafatório, entre os dias 18 de março e 15 de abril, aos sábados, das 14h às 18h. O endereço da Vila Cultural é Rua Mossoró, 483.

Recortes históricos de Londrina no museu

A exposição Londrina entre Faces e Fases, em exibição no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900, Centro), comemora os 88 anos de Londrina e faz parte de um projeto proposto pela Associação Amigos do Museu (ASAM), aprovado pelo Promic, exibindo recortes da história da cidade. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O horário para visitação é das 9h às 17h30.

Arte Fotográfica na Biblioteca Pública

Até 31 de março: o XXV Salão de Arte Fotográfica, promovido pelo Foto Clube de Londrina, acontece na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza (Avenida Rio de Janeiro, 413, Centro). O público pode visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, gratuitamente. Nela, estão expostas 103 fotografias recebidas de fotógrafos de todo o Brasil, filiados ou não a fotoclube.

Inscrições para prêmio de fotografia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com as inscrições abertas para o XII Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte, destinado a premiar imagens produzidas no âmbito de uma pesquisa científica. As inscrições terminam às 18 horas, do dia 3 de abril e são realizadas exclusivamente no site do prêmio.

*Quer divulgar seu evento cultural na agenda da Rede Lume? Mande um e-mail com as informações para redelumedejornalistas@gmail.com

A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX (Chave CNPJ: 31.330.750/0001-55). Se preferir contribuir com um valor mensal, participe da nossa campanha no Apoia-se https://apoia.se/lume-se.

Deixe uma resposta

%d