Das 14h às 22h, o Fest MARL – 10 anos terá feira de produtores locais, rodas de conversa e apresentações musicais
Da Redação
Foto em destaque: Divulgação
Para comemorar seus 10 anos, o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) promove neste sábado (4), das 14h às 22h, o Fest MARL – 10 anos, com uma programação repleta de atrações, que inclui a tradicional feira de produtores locais, com a comercialização de alimentos doces e salgados, bottons, artesanato, quadrinhos, camisetas, entre outros itens. A festança será no Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241).
De acordo com o produtor cultural Binho Prado, integrante do MARL, os 10 anos do MARL representam a integração e o fortalecimento dos trabalhadores da cultura, de forma organizada.
“Apesar dos obstáculos, essa articulação tem avançado como uma forma de resistência cultural, e vem trazendo resultados importantes. Os trabalhadores da cultura londrinenses têm participado ativamente das discussões sobre as políticas públicas culturais e, inclusive, retomamos o Fórum Permanente de Cultura de Londrina.”
“São 10 anos de uma luta que representa a classe cultural e artística e é preciso ressaltar que esse esforço é permanente; está sujeito a avanços e retrocessos, mas veio para ficar”, avisa.


Durante o evento serão realizadas duas rodas de conversa: às 15 horas, o tema será “10 anos do MARL – Desafios da ocupação permanente” e contará com depoimentos de ocupantes históricos e coletivos que fizeram e fazem parte do MARL.
Em seguida, a partir das 16 horas, o bate-papo “Arte pública e políticas públicas de cultura: Entraves e avanços para Londrina” reunirá artistas, produtores e pesquisadores que vão apresentar seus trabalhos e discutir suas experiências com as políticas públicas de cultura da cidade. Essa segunda roda de conversa pretende engajar o público com o trabalho desenvolvido por esses produtores culturais londrinenses.
A programação musical da festa começará às 17 horas, com batalha de rimas promovida pelo Coletivo Máfia e apresentações da DJ Dani Black, às 19 horas, e de Luli Rodrigues, às 20 horas.
Para quem chegar ao Canto do MARL entre as 14h e as 17h, a entrada é gratuita. Após as 17 horas, será cobrado ingresso no valor de R$ 15. E, como forma de arrecadar recursos para a manutenção estrutural do prédio do MARL, será realizada uma rifa durante o evento, tendo como prêmio uma cesta com produtos locais diversos. Cada número custará R$ 20.
Fest MARL – 10 anos: Cultura em Resistência
O Fest MARL – 10 anos é promovido com apoio do programa Cultura em Resistência, iniciativa da Vila Cultural Canto do MARL que foi lançada durante a pandemia, como uma mostra virtual de trabalhos artísticos de seus membros. A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Convertido em ação presencial, o Cultura em Resistência enfocará, em sua nova fase, artistas que fazem parte da Vila Cultural e integrantes do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina. Além da ação deste sábado, o Cultura em Resistência promoverá três outros eventos para celebrar o aniversário de 10 anos do MARL e a retomada das atividades presenciais do coletivo.
Em 1° de maio, será realizada uma ação com foco no Dia do Trabalhador, em parceria com sindicatos de trabalhadores de Londrina. O objetivo é integrar o movimento cultural e a classe trabalhadora.
Com o tema “Dia do Teatro de Rua”, a atividade programada para 27 de junho fará uma homenagem à artista de rua Lua Barbosa, que foi assassinada em 2014. E no dia 25 de julho, o MARL celebrará o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
(Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Londrina)
Leia também:
Projeto ‘Marcas no Corpo’ retoma oficinas de teatro para mulheres e pessoas trans
Jornalista escolhe o Feirão da Resistência para lançar seu primeiro livro
A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX (Chave CNPJ: 31.330.750/0001-55). Se preferir contribuir com um valor mensal, participe da nossa campanha no Apoia-se https://apoia.se/lume-se.
Deixe uma resposta