Aplicativo de busca sem fins lucrativos reúne dados de comércio e serviços, cultura, vagas etc. para conectar moradores e seus bairros e impulsionar ações sociais
Mariana Guerin
Com o lema “vamos conectar todos a um futuro melhor”, o aplicativo corre social acaba de conseguir seus primeiros seguidores em Londrina. O intuito do app é trocar informações e serviços para melhorar a vida de populações periféricas ou que não têm acesso fácil aos meios digitais para divulgar seus trabalhos e produzir renda.
Segundo um dos fundadores do corre social, o especialista em cybersegurança João Pedro Megid Carrilho, o projeto é, antes de tudo, uma organização social sem fins lucrativos. Ele conta que a ideia nasceu durante a pandemia, com o encontro de velhos amigos das áreas de cultura, tecnologia e sociais.
Ao perceberem o estado de crise do país, a desinformação causada pelas fake-news, o impacto gigantesco do mundo digital na rotina dos brasileiros e, ao mesmo tempo, a exploração de grandes empresas em busca apenas de lucro, os amigos decidiram aproveitar a oportunidade para construir um aplicativo que tem como missão ajudar pessoas.
“Um aplicativo que te ajuda a encontrar e postar de tudo, perto de você e na sua cidade”, resume o que é o corre social: no app, é possível encontrar informações sobre comércio, cultura, serviço, vagas e iniciativas sociais do bairro onde a pessoa está.
Mas como o corre social funciona?
João Pedro explica que a organização usa o dinheiro de anúncios, taxas de venda em sua plataforma e doações para ir até bairros periféricos e digitalizar informações sobre moradores, seus negócios, cultura e iniciativas sociais, dando visibilidade entre eles e o centro da cidade, para gerar mais renda, divulgação artística e impulsionar outras ações sociais.
A iniciativa foi fundada em Londrina, mas tem líderes espalhados pelo Brasil inteiro. Hoje, são 15 pessoas envolvidas no trabalho do aplicativo, que começou de forma online e já está atuando em centros e periferias do País.
No corre social, você paga uma assinatura de acordo com o alcance que quer ter em suas postagens e todo o lucro é revertido para atividades nas periferias.
No plano região, que é gratuito, as pessoas encontram seus posts em uma única região e bairro. Já no plano cidade, os posts aparecem em uma única cidade por R$ 35/ mês. Por último, o plano Brasil oferta o post em todo o território nacional por uma taxa de R$ 60/ mês.
Por não ter fins lucrativos, o app capta recursos de diversas formas, além da assinatura social: filantropia, fundações e doações; apoios fiscais por editais de cultura, inovação e sociais; parcerias com governos municipais, empresas e artistas.

Mas como o Corre Social é diferente de outras redes sociais?
Segundo João Pedro, o aplicativo funciona como um facilitador, que cataloga serviços, vagas, cultura, iniciativas sociais e comércios de uma maneira fácil de encontrar, direcionando para o que está perto de quem busca.
Em 2022, foram realizadas seis rodadas de validação do app em periferias de Londrina, Rio de Janeiro e São Paulo, envolvendo o trabalho de mais de 500 voluntários do Brasil inteiro. O projeto conseguiu mais de R$ 1 milhão em recursos por meio de editais de cultura, desenvolvimento e inovação.
Sua estratégia de impacto foi validada por líderes de renome nacional e internacional e o grupo acabou sendo escolhido, entre 30 líderes sociais de todo o País, para a Oficina do Futuro, do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Entre os benefícios do app, os organizadores apontam a possibilidade de encontrar tudo em um só lugar: buscar e vender produtos e serviços de maneira mais fácil, próxima e na cidade, conversando por um chat exclusivo, que te livra de receber mensagens indesejadas em seus contatos particulares.
Encontrar atividades recreativas culturais e sociais por perto, participar e dar visibilidade a problemas locais do seu bairro e ajudar causas sociais completam a lista de vantagens em usar o corre social.
Por se aproximar muito mais das comunidades em comparação com as redes sociais mais tradicionais, o app fortalece não só o comércio e serviços locais, como as pessoas. Como dizem os criadores: “Quem corre faz acontecer”.
Ainda em fase de testes e cadastro, o corre social deve ser lançado oficialmente ainda no primeiro semestre de 2023. Para quem tem interesse em testar o aplicativo, como buscador ou fornecedor, basta mandar uma mensagem para o WhatsApp: (43) 99815-3610 ou um direct para o Instagram: @corre.social.
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