Agenda terá ainda oficinas e roda de conversa que irão descontruir o estigma que existe em torno da saúde mental das mães

Da redação

Durante todo o mês de maio, Londrina terá diversas ações da campanha comunitária Maio Furta-Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. A primeira atividade da campanha será a roda de conversa com o tema “Saúde Mental Materna Importa – A importância do aprofundamento do olhar para a saúde mental da mulher mãe”, nesta sexta-feira (5), às 19h, no Salão Social do Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264).

Outro destaque da programação será a mesa redonda com o tema “Reflexão sobre os diferentes tipos de maternidades e a importância da saúde mental materna”, que acontecerá terça-feira (9), às 19h, no Centro de Eventos do Shopping Aurora (4º piso). A atividade contará com a participação de sete mães. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Londrina.

No dia 12, às 19h, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52), haverá outra roda de conversa, com tema “Adolescer, o que fazer?”. O encontro oferece a oportunidade de conversar sobre como os pais se sentem na fase da adolescência de seus filhos, pois muito se fala de quando o bebê chega, mas pouco se aborda quando ele cresce. Serão debatidas perguntas como: meus filhos estão crescendo, o que muda em casa, como dialogar com eles, como orientar?

As facilitadoras serão Fernanda Alberici, psicóloga; Flávia Cabral, professora e vereadora; Marília Bittencourt, enfermeira obstetra; e Marjorie Ostrowski, produtora de conteúdo. O encontro contará, também, com a participação de quatro mães de adolescentes, as quais falarão sobre suas vivências diárias nessa fase de criação dos filhos. A atividade é gratuita e aberta ao público. O Sesc solicita que os participantes levem agasalhos para doação.

Maio Furta-Cor no Londrina Norte

O Londrina Norte Shopping realiza, a partir deste sábado (6), uma série de atividades que celebra o Maio Furta-Cor, dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental materna. Serão uma exposição fotográfica, oficinas e roda de conversa com o objetivo de discutir o assunto e desconstruir o estigma que existe em torno da temática.

“Queremos abrir as portas do shopping para estimular discussões como essa que lançam luz sobre assuntos estigmatizados na sociedade. E quando se refere às questões maternas, nosso objetivo é contribuir para a conscientização sobre problemas que podem afetar a saúde mental das mães, como depressão, ansiedade e muitas cobranças e demandas sociais”, afirma Luana Colpo, gerente de marketing do Londrina Norte Shopping.

O início das atividades é com a exposição “Caixa de Memórias – O mundo pelo olhar da mãe”, que abre neste sábado (6), às 16 horas, e fica em cartaz até 28/5. “É uma mostra de fotografias autorais realizadas nos últimos 11 anos. Elas trazem um olhar intimista de uma mãe sobre o cotidiano dos próprios filhos”, comenta a fotógrafa Melina Caldani.

“No contexto da saúde mental, a exposição tem o propósito de aproximar o público do tema maternidade. Muitas cenas do dia a dia do lar ficam restritas ao testemunho da mãe”, ressalta Melina, que levará 19 fotos selecionadas a partir do acervo pessoal, além de uma Caixa de Memórias com 23 fotos que narram a primeira década de uma família, disponíveis para o público manusear e conhecer.

A fotógrafa também vai realizar oficinas para ensinar mães e outras pessoas interessadas em fotografia móvel a aprimorarem os registros fotográficos da família, utilizando recursos dos aparelhos celulares. Os eventos serão dias 6, às 17h, e dias 10/5 e 24/05, às 19h30, com participação gratuita.

A fotógrafa Melina Caldani promove oficina fotográfica nos dias 6, 10 e 24 de maio/ Foto: Divulgação

“Serão atividades práticas para auxiliar ou ensinar mães e interessados a utilizarem os recursos das próprias câmeras para registrar as memórias do dia a dia, com dicas e conhecimentos de fotografia geral”, explica.

Para as oficinas, a organização sugere uma inscrição gratuita, online, neste site.

“Tanto a mostra quanto a oficina dão oportunidade para que esse universo tão privado (dia a dia materno) seja visto e, assim, possa ser recebido com mais naturalidade pelas pessoas em geral”, completa Melina.

A programação do Maio Furta-Cor inclui uma oficina de Balanço de Pano, que promove um grupo de movimento formado por mês e seus bebês utilizando o sling, prática de carregar bebê amarrado ao corpo da mãe em um pedaço de pano. A oficina gratuita será na quinta-feira (18), às 18h30.

E no sábado (20), às 14 horas, o Londrina Norte Shopping realiza a roda de conversa “Quem é mãe de adolescente?”, com a influencer Marjorie Ostrowski, a psicóloga Fernanda Alberici, a enfermeira e doula Marília Bittencourt e a vereadora Flávia Cabral. Para se inscrever gratuitamente na roda de conversa, basta acessar este link.

Maio Furta-Cor reúne 20 mulheres em Londrina

Os dados sobre saúde mental materna pedem atenção: sete em cada dez mulheres ocultam ou minimizam seus sintomas, segundo estimativas do World Maternal Mental Health Day (Dia Mundial da Saúde Mental Materna).

No Brasil, em cada quatro mulheres, mais de uma apresenta sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê, conforme estudo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

Atualmente, cerca de 20 mulheres integram o grupo londrinense do Maio Furta-Cor, que se reúne em espaços como o Sesc Cadeião para rodas de conversa e palestras, além de troca de informações em grupos de WhatsApp.

“Somos um grupo de mulheres-mães, de diversas profissões, que viu a importância de conversar sobre a desconstrução da maternidade idealizada e a saúde mental das mães. Justamente por conversarmos com outras mães, nas portas das escolas, percebemos que temos muitas similaridades de vivência, de sentir a maternidade de forma solitária, de percebemos que nas propagandas e filmes tudo é muito idealizado e que a nossa realidade é outra”, declara a psicóloga Ana Carolina Di Giorgi, uma das coordenadoras da campanha Maio Furta-Cor em Londrina.

Sobre a campanha

O Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos. Existe desde 2020 e em três anos já aprovou mais de 30 leis sobre o tema, sendo três delas estaduais (PR, SE e DF). As mais de 250 representantes da campanha estão presentes em quatro continentes (América, África, Ásia e Europa) e em mais de 12 países.

Pessoas, instituições e empresas podem participar e apoiar a campanha, promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, compartilhando conteúdos sobre saúde mental materna baseados em evidências científicas, engajando-se em ações gratuitas, dentre outras formas.

Informações em www.maiofurtacor.com.br @maiofurtacor e contato@maiofurtacor.com.br.

(Com informações da assessoria de comunicação)

A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX (Chave CNPJ: 31.330.750/0001-55). Se preferir contribuir com um valor mensal, participe da nossa campanha no Apoia-se https://apoia.se/lume-se.

Deixe uma resposta

%d