Conexões Londrina premiou 22 pessoas e projetos como parte da programação da Semana da Favela 2023
Por Cecília França
Foto: Eu, Nelson Bortolin e Lua Gomes, idealizadora do prêmio/Foto: Talyta Elen
Pensei em várias formas de escrever sobre a noite de terça-feira, dia 7 de novembro, quando a Rede Lume recebeu do Conexões Londrina o Troféu Luiz Gama. Uma matéria não daria conta de todo o significado que esse prêmio tem para o nosso projeto e para mim, em especial. Por isso, optei pela escrita em primeira pessoa.
A premiação aconteceu no contexto da Semana da Favela 2023, evento promovido pelo Conexões em parceria com o aplicativo corre.social. Foi idealizado pela líder do coletivo, coordenadora regional da Central Única das Favelas (CUFA) e minha amiga, Lua Gomes.
Nossas histórias se cruzaram durante a pandemia por conta dos nossos projetos – Conexões e Rede Lume. Contrariando o esperado, foi durante o período do isolamento que mais saímos, com os devidos cuidados, e mostramos a cara do jornalismo da Lume. Tenho muito orgulho da cobertura que fizemos – eu na rua e meu sócio, amigo e cofundador do site, Nelson Bortolin, recluso, mas com seus gráficos e análises exclusivas.


Estou falando disso porque foi nesse período que conheci não somente a Lua, mas diversos outros homenageados e homenageadas na noite desta terça-feira, como a maravilhosa Rita de Cássia Lemos, a querida Adriana Camilo e o brabo Damião Milianos. Também tive o prazer de conviver com a saudosa Wal Dias.
O resultado de todas essas conexões (a quantidade de links nessa texto mostra que são muitas) se mostrou pra mim no prêmio de terça-feira.
A idealização do Troféu Luís Gama
Trabalhei na organização da Semana da Favela e vi como a Lua Gomes idealizou essa premiação e com quais objetivos. Quando ela mencionou que gostaria de incluir a Rede Lume na lista, confesso que não me fiz de rogada. Disse que se ela achava que fazia sentido, seria uma honra pra nós.
Conforme a lista dos escolhidos e escolhidas foi nascendo, senti orgulho de estarmos entre eles.
Homensageados e homenageadas com o Troféu Luiz Gama, por categoria:
TRADIÇÕES E ANCESTRALIDADE
Iyalorixá Cláudia Ikandayo
Walkiria Dias (homenagem póstuma)
DIGNIDADE E COLETIVIDADE
Projeto Rango
Marcio Teixeira Primo
Rita de Cássia Lemos, Projeto Alices
Adriana Marcolino Cordeiro Camilo, Amigas do São Jorge
POLÍTICAS PÚBLICAS E OLHAR HUMANO
Associação Londrinense de Circo
Cassia Regine Nogueira Guimarães
Cristiane de Mattos Sabino
ESPORTE, CULTURA E TRANSFORMAÇÃO
Vasco Perez Giufrida
DJ Damião Milianos
Tiago Fagner de Souza Ramalho
ESTÉTICA E EMPODERAMENTO
Natália Alves Mafiosa
ARTIVISMO E INFORMAÇÃO
Cia Clac de Teatro
Leandro Palmerah
Rede Lume de Jornalistas
HERÓIS SEM CAPA: Anônimos que movimentam a justiça social
Teresa Mendes de Souza
Débora Maria Proença
Felipe Augusto Gandolfo da Silva
Ismael Giachini Frare
HOMENAGENS ESPECIAIS: corre.social e Periferia na Voz
Somos muito pequenos perto de tanta gente braba homenageada. Fazemos menos pelo coletivo que qualquer um deles. Ainda assim, entendo que no contexto jornalístico excludente com o qual lidamos, temos nosso valor.
Fazer jornalismo independente é um desafio; em defesa dos direitos humanos, então!, desafio em dobro. Sem contar o conservadorismo da região na qual atuamos, que em nada ajuda nesse processo.
Somos dois, eu e o Nelson, acreditando e levando a Lume. Não tivemos sequer como cobrir o prêmio, ouvir os demais homenageados, porque ele precisava sair mais cedo para cuidar da mãe adoentada e eu precisei assumir a apresentação do prêmio após um imprevisto com a cerimonialista.
Essa é a nossa realidade que não dá conta de tudo.
No fim, matéria nenhuma seria mesmo suficiente. Fiquem, então, com esse texto agradecimento por tanto.
Confira fotos do prêmio:


















Deixe uma resposta