Fala integra a mobilização do Setembro Lilás, campanha pela conscientização sobre a Doença de Alzheimer

Da Redação

Fotos: Cristiano Nakajima

Nesta terça-feira (23), o Instituto Não Me Esqueças participa da sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina, para sensibilizar os legisladores sobre a urgência de políticas públicas voltadas às pessoas com demência e seus familiares cuidadores. Elaine Mateus, fundadora do Instituto e atual presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz), foi convidada a falar no início da sessão, às 14h.

A participação integra a mobilização do Setembro Lilás, campanha pela conscientização sobre a Doença de Alzheimer, liderada no Brasil pela Febraz. A organização defende o reconhecimento da demência como prioridade de saúde pública e a destinação de recursos orçamentários para campanhas educativas, tratamento e suporte a longo prazo.

Segundo dados oficiais, o Brasil tem atualmente mais de 2 milhões de pessoas com algum tipo de demência, número que pode triplicar até 2050. “Sem políticas públicas e investimento contínuo, famílias continuarão assumindo sozinhas os custos emocionais, físicos e financeiros do cuidado. Estamos falando de um cenário que exige resposta urgente do poder público”, afirma Elaine.

A fala na Câmara acontece dois dias após o principal evento da campanha em Londrina: uma manhã de atividades gratuitas e educativas realizada no domingo (21), no Aterro do Lago Igapó, que reuniu a comunidade para promover a conscientização sobre a demência.

O público pôde fazer teste de rastreio cognitivo gratuito, praticar yoga e alongamento, participar de jogos e gincana. Um momento emocionante foi a apresentação do coral Gerasons formado por pessoas com Alzheimer e familiares.

(Com informações da assessoria)