Projeto Brisa promove uma grande festa para convidados especiais: pessoas em situação de rua

Da Redação

Foto: Edição de encerramento do Brisa em 2022/Fabio Alcover

O Projeto Brisa realiza nesta quinta-feira (12) o Sarau Artístico de abertura da quinta temporada, que leva para o espaço Nova Trilha, das 16h às 19h, uma programação especial que inclui palhaçaria, apresentação de rap, exposição dos grafites realizados em oficina e muito samba. Idealizado pela Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina e com o patrocínio da Secretaria Municipal da Cultura por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura e apoio da Secretaria de Assistência Social, o Brisa tem como objetivo principal levar ao seu público-alvo, a população em situação de rua e aqueles nos abrigos de assistência, a oportunidade de expressão e escuta através da arte, além de incentivar a produção e a fruição da cultura, especialmente junto às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Um momento de alívio diante da dura realidade dessas populações, geralmente invisibilizadas e marginalizadas. A programação é aberta a toda a comunidade e com classificação livre.

Com produção do Coletivo Flua Cultura, a quinta temporada do Projeto Brisa prevê a realização de mais quatro saraus artísticos e em todos eles, a realização de Oficinas Criativas. No “Brisa Convida”, o projeto leva o público dos abrigos para assistir espetáculos em equipamentos culturais da cidade, oferecendo a experiência de acesso a um local dedicado à arte, coisa que para muitos pode parecer muito comum e até corriqueira, mas para quem vive o cotidiano das ruas ou dos abrigos é praticamente desconhecido.

Confira como foi o encerramento do Brisa em 2022

Entre dezembro de 2024 e agosto do próximo ano, o Projeto Brisa vai oferecer 22 atrações, todas já selecionadas via edital. O próximo Sarau acontece na segunda quinzena de fevereiro.

Histórico do Brisa

O Brisa existe desde 2018 e nasceu de uma ideia da socióloga Clarice Junges, então funcionária do Centro POP de Londrina e na época responsável por articular políticas públicas para a população de rua. Ela já entendia a cultura como uma ferramenta poderosa de ressocialização e encontrou em Silvio Ribeiro, que já trabalhava nessa temática, o parceiro ideal para dar vida ao projeto que, hoje, se apresenta como plataforma para expressar arte, criar conexões e contribuir com um público que enfrenta a vulnerabilidade social. É um projeto continuado, que a cada edição procura plantar uma semente de mudança na vida dos participantes, seja ela através da arte ou de qualquer outra possibilidade.

“Ao longo desses anos, sempre trabalhamos para tocar aquela pessoa que, independente do motivo, está com uma vivência de rua, em uma situação de vulnerabilidade. Nosso desejo é propiciar um momento diferente nessa trajetória através do contato com a arte e a cultura e que, nesse momento, essa pessoa consiga resgatar alguma emoção ou sentimento que possa causar alguma mudança na sua vida”, afirma Silvio Ribeiro.

Ele ainda vai além, reconhecendo que, ao longo de todos esses anos, o Projeto Brisa, por sua vez, encontrou apoio e acolhimento da sociedade que aprende a reconhecer o direito constitucional ao acesso à arte para a população em vulnerabilidade.

“O Brisa, juntamente com uma grande rede de apoio e assistência, tenta mostrar outros caminhos possíveis que possam levar essas pessoas a saírem dessa condição. É um grande trabalho de ajuda que, através do Projeto, passa a incluir também os artistas da Cidade, sensíveis ao tema e dispostos a levarem a sua própria arte e experiência aos seus iguais. E também à comunidade, sempre convidada a participar desses momentos conosco”, comenta.

Leia também: Movimento abre diálogo com Arquidiocese sobre população de rua

PSR em foco

Os olhares são importantes na construção dessa nova temporada do Brisa, com o tema das pessoas em situação de rua (PSR) bastante à flor da pele na cidade.

“Existem vários olhares, mas poucos são os olhares de indignação por um ser humano estar vivendo numa situação tão precária. Esse é o momento para discutirmos sobre como vai ficar a situação dessa população nos próximos anos. São pessoas que muitas vezes não são aceitas porque ‘enfeiam’ a cidade, deixam o cidadão com uma sensação de insegurança. O que esperamos, sempre, é no mínimo uma postura caridosa. Vamos continuar lutando para que essas pessoas sejam tratadas com dignidade”, afirma Ribeiro, coordenador do Projeto Brisa.

Convidados para a festa

Através do Brisa, a população em situação de rua também está convidada a participar dos 90 anos de Londrina, tema do Sarau Artístico que acontece no dia 12, no Espaço Nova Trilha (Rua. Dib Libos, 80 – Boa Vista, Londrina).

Foto: Cecília França

Tudo começa às 16h, com uma breve abertura oficial e logo na sequência, o espetáculo “O Último dos Sombras”, com o Palhaço Poca Sombra; uma apresentação com malabares, música, equilíbrio, esculturas de bexiga, bolhas de sabão e, é claro, a alegria do palhaço. Depois, às 16h30, um dos pontos altos de todo Sarau: o Palco Aberto, quando o microfone fica à disposição do público para suas próprias manifestações, sejam elas artísticas ou não. Logo em seguida, o espaço recebe o MC Sujjim, que cresceu na zona norte de Londrina, na região dos Cinco Conjuntos, e que, através dos seus versos/rimas, conta um pouco de sua própria experiência vivenciada nas ruas de Londrina.

Mais um momento de Palco Aberto, seguido pela apresentação do resultado do Painel de Graffiti, a Oficina Criativa conduzida pelo graffiteiro Thiagu Agu, reconhecido por seu estilo que mistura rostos femininos, flores e uma paleta de cores marcante. O público presente vai poder acompanhar a finalização da obra ao vivo, numa experiência única que conecta a arte urbana à celebração cultural. A proposta é transformar o espaço com cores, formas e mensagens que dialoguem com o propósito inclusivo e transformador do projeto, celebrando a criatividade e a diversidade.

O Samba do Sereno, às 18h15, encerra a programação do Sarau de Abertura da quinta temporada do Projeto Brisa, levando para o Espaço Nova Trilha, uma verdadeira celebração vibrante das tradições afro-brasileiras, unindo a força do samba a uma reflexão profunda sobre a resistência cultural do samba do povo preto. Com direção técnica e cultural de André Bandeira e à frente da voz a cantora preta londrinense Cecília Bandeira, o Samba do Sereno vai além da música, propondo uma experiência imersiva sobre a ancestralidade afro-brasileira e o impacto do samba na formação cultural do Brasil.

Serviço
Sarau Artístico Projeto BRISA – Aniversário de 90 anos de Londrina

Dia: 12/12/2024, das 16h às 19h
Local: Espaço Nova Trilha (R. Dib Libos, 80 – Boa Vista, Londrina)

Programação:
16h00 às 16h05: Abertura oficial
16h05 às 16h35: Apresentação – O Último dos Sombras (Palhaço Poca Sombra)
16h35 às 17h00: Palco aberto BRISA
17h00 às 17h30: Apresentação – MC Sujjim
17h30 às 18h00: Palco aberto BRISA
18h00 às 18h10: Apresentação do resultado do Painel de Graffiti com Thiagu Agu
18h15 às 19h00: Apresentação – Samba do Sereno