Campanha Maio Laranja, lançada ontem na cidade, busca combater o abuso e a exploração sexual infantil no Brasil
Da Redação
Foto: Lançamento da campanha Maio Laranja, no auditório da OAB Londrina/Vivian Honorato do N.Com
(Publicado em 16 de maio de 2023)
Em 2022, a rede de proteção atendeu 700 famílias de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em Londrina. O número alarmante foi repassado pela secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, durante o lançamento da campanha Maio Laranja, na noite desta segunda-feira (15). A campanha é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e visa incentivar denúncias para os canais Disque 100 ou 125.
As ações do Maio Laranja são alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data foi instituída em 2000 em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, violentada sexualmente e assassinada em 1973 aos oito anos de idade.
Neste ano a campanha tem como tema “Nem todo esconde-esconde é brincadeira”, já que a maioria dos casos de violência contra o público infanto-juvenil acontece dentro de casa e é cometida por familiares ou pessoas próximas das crianças e adolescentes.
De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, 82,5% dos crimes de estupro de vulnerável registrados no Brasil contra menores de 13 anos foram cometidos por um conhecido da vítima, sendo que sendo que 40,8% eram pais ou padrastos e 37,2% irmãos.
O documento também aponta que 76,5% dos estupros sofridos por crianças e adolescentes de até 13 anos ocorreram dentro de casa. Somente em 2021, o Disque 100 registrou 119,8 mil denúncias de violências contra crianças e adolescentes, sendo 18.681 de violência sexual.
A secretária municipal de Assistência Social, que na solenidade representou o prefeito Marcelo Belinati, enfatizou que a campanha Maio Laranja é muito importante para conscientizar toda a população.
“Sabemos que esta violência aumentou na pandemia e também silenciou. Este é o primeiro ano em que temos uma campanha de publicidade paga com recursos da Prefeitura de Londrina e do Fundo Municipal da Criança e Adolescente e isso é fundamental para que a sociedade desperte para este grande mal”, ressaltou.
A secretária informou que mais de 80% dos violadores estão dentro de casa, ou seja, são pais, padrastos, tios, vizinhos. Segundo ela, somente no ano de 2022, em Londrina, foram atendidas 700 famílias de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
“É um número muito alto, por isso é muito importante que os vizinhos, as mães, responsáveis, professores e todos aqueles que convivem com estas crianças fiquem alertas aos sinais que a criança que está passando por isso dá. Algumas ficam mais quietas e introvertidas, outras mais agressivas e agitadas, e também apresentam comportamentos que não são de crianças de sua idade. O município tem uma rede de apoio para atender a vítima e seus familiares e estamos aumentando este suporte, porque sabemos que a partir da notificação temos que ter várias ações para romper com este ciclo de violência”, disse.
A violência virtual
Outro tipo de violência que atualmente tem sido bastante praticada contra o público infanto-juvenil é a on-line, que inclui o abuso sexual infantil por meio do aliciamento e abuso de imagens sexuais.
“É muito importante que os pais e responsáveis percebam o que as crianças e os adolescentes estão acessando na internet, pois muitas violações de direitos acontecem no mundo digital. Hoje, além do amigo real também existe o amigo virtual, que pode ser um pedófilo. Por isso, é muito importante monitorar o que os filhos estão acessando na internet e conversar com as crianças e os adolescentes sobre isso”, expôs a secretária de assistência social.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Magali Batista de Almeida, destacou que a campanha é fundamental para informar a sociedade sobre esta temática e como as denúncias devem ser feitas.
“São vários tipos de violência que este público sofre, como a sexual, física e psicológica. Estas violações de direitos precisam ser combatidas e esta campanha chama a atenção da sociedade para que ela esteja atenta a estas violências e denunciem no Disque 100 ou 125”, disse.
O lançamento da campanha Maio Laranja aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina. A divulgação começa hoje com peças em emissoras de rádio e televisão e outros meios.
Leia também: A dramática relação entre abuso sexual infantil e suicídio
Professores auxiliam no combate
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que a rede municipal de ensino de Londrina possui duas ações muito importantes de combate à violência infantil. Uma delas é a de formação continuada dos professores, para que eles possam identificar casos de crianças que estão sofrendo violências e acionem a rede de proteção, se preciso.
“Todos os quase 7 mil professores da rede assistem aulas e palestras sobre isso. A outra ação é o trabalho dos professores mediadores, que atuam diretamente na rede de proteção à infância e fazem o encaminhamento dos alunos que estão passando por estas violências para a rede de proteção”, informou.
A juíza Camila Tereza Gutzlaff, da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Londrina, também participou da solenidade. Em seu pronunciamento, ela reforçou que a conscientização da sociedade é muito importante para as pessoas tenham conhecimento do que é violência e onde as denúncias devem ser feitas.
“É importante lembrar que nós temos que dar um acompanhamento para estas vítimas e seus familiares, porque sabemos das sérias consequências dos abusos e violências para a vida destas crianças e adolescentes. Muitas vão para o uso abusivo de drogas, outras passam por internação compulsória por questões psiquiátricas, e tentam acabar com a própria vida. Isso reforça a necessidade do investimento na capacitação dos profissionais que vão atender estas vítimas e de locais para acolhê-las, pois é a partir daí que vamos ter mudanças de vida”, disse.
Após o lançamento do Maio Laranja, a psicóloga Cristina Fukumori Watarai conduziu a palestra “A violência contra crianças e adolescentes: possibilidades e desafios do trabalho em rede”. Watarai atua no Nucria de Londrina e é coautora dos livros que integram o Projeto Tartanina, voltado ao público infantil e que visa a prevenção e proteção do abuso sexual.
Ato público acontece neste sábado
Entre as ações do Maio Laranja, que prossegue durante todo o mês, está o Ato Público de Combate à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, que acontece no próximo sábado, dia 20. O ponto de concentração será em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, no Calçadão, às 8h. De lá, os participantes farão uma caminhada até a Concha Acústica, na Praça 1° de Maio.
Está prevista a participação de diversas entidades, órgãos e serviços voltados à proteção dos direitos da criança. A programação inclui apresentações culturais, manifestações e ações lúdicas para sensibilizar a comunidade sobre o Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
(Com informações do N.Com da Prefeitura)
