Quem somos

A Rede Lume acredita que um jornalismo mais humano e diverso é possível.

Nascemos em Londrina (PR) como um espaço dedicado a noticiar temas invisibilizados, amplificar vozes periféricas, divulgar a diversidade. São missões claras que rompem com alguns paradigmas e proporcionam um conteúdo exclusivo em uma plataforma cheia de ideias.

Não pretendemos SER voz, nem sequer DAR voz. Entendemos que todas, todos e todes já a têm. Buscamos, sim, AMPLIFICAR essas vozes silenciadas e alumiar temáticas invisibilizadas por uma sociedade patriarcal, preconceituosa e heterocisnormativa de lógica excludente.

Temos compromisso com o que fazemos, para além da notícia. Entendemos que informação é mais importante que manchete. Não exploramos a miséria ou a pobreza. Valorizamos e ouvimos pessoas. Isso é o que temos feito ao longo desses dois anos de trabalho. Mas queremos e precisamos fazer mais.

A Lume não tem patrocinadores e não quer recorrer à lógica tradicional de financiamento por publicidade, por entendermos que ela compromete nossa independência. Precisamos continuar independentes e, para isso, precisamos de vocês.

O que você pode fazer no momento? Ler, curtir, compartilhar, sugerir pautas. Em breve lançaremos nossa campanha de financiamento. Acompanhe por aqui.

Vamos juntxs fortalecer o jornalismo independente em Londrina!

Equipe

Cecília França

Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) é pró-graduanda em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Atuou como repórter local nos jornais impressos Tribuna do Norte e Folha de Londrina, no Paraná. Em 2015 abraçou o jornalismo independente.

Mariana Guerin

Formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo em 2001, trabalhou por 14 anos na Folha de Londrina onde exerceu as funções de repórter e editora. Assina a coluna Bocados de Histórias na Rede Lume de Jornalistas Independentes desde 2020 e adora escrever crônicas do dia a dia.

Nelson Bortolin

Formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), cursou o MBA “Informações Econômico-financeiras para Jornalistas”, oferecido pela BMF&Bovespa, hoje B3. Exerceu a função de repórter de economia na Folha de Londrina. Foi repórter de política e editor das editorias de política e cidade do extinto Jornal de Londrina. É colaborador da Revista Carga Pesada. Gosta de ouvir e contar boas histórias.