Se aprovadas, emendas ao orçamento propostas por Santão vão prejudicar o Promic
Nelson Bortolin
Vereadores votam na tarde desta quinta-feira (15) três emendas ao orçamento do Município de 2023, de autoria do vereador Santão (PSC), que retiram R$ 2 milhões do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e destinam esse valor à Guarda Municipal, à saúde e ao esporte.
Policial rodoviário bolsonarista, o vereador diz, em uma das justificativas das emendas, que a “Defesa Social é a última barreira entre a criminalidade e as famílias de bem do Município de Londrina”. E que o “efetivo (da Guarda Municipal) atuante na cidade está abaixo do necessário para atender as demandas”.
Londrinenses ligados ao setor cultural vão ao Legislativo pressionar os vereadores a votarem contra as emendas. O secretário da Cultura, Bernardo Pellegrine, também estará na Câmara para defender o orçamento da pasta.

“É uma consternação. O vereador representa um pensamento retrógrado, raso e equivocado”, afirma Gerson Bernardes, palhaço e produtor cultural do projeto Plantão Sorriso, que faz apresentações para crianças internadas em hospitais públicos. Ele ressalta que o Promic representa apenas 0,5% do orçamento da Prefeitura e tem impacto positivo tanto na área social como na economia da cidade.
Coordenador do projeto Brisa, Silvio Ribeiro diz que toda a cidade vai perder caso as propostas do vereador sejam aprovadas. “Teremos uma redução muito drástica nos projetos. Vai ser uma perda muito grande”, afirma. Apoiado pelo Promic, o Brisa promove ações culturais voltadas a pessoas em situação de rua na cidade. De dezembro de 2022 a julho de 2023, o projeto vai realizar cinco saraus artísticos, dois dias de oficina sobre noções básicas de técnica de palco e dois espetáculos artísticos.
Leia também:
Natal Solidário 2022: saiba como contribuir com ações beneficentes em Londrina
A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX. A chave é o CNPJ 31.330.750/0001-55.
