Frente Feminista convoca manifestação na Praça Rocha Pombo, em Londrina, a partir das 17h
Cecília França
Em todo o país, mulheres saem novamente às ruas nesta quinta-feira (27) pelo arquivamento do PL 1904, chamado de PL do Estupro. Em Londrina elas se reúnem na Praça Rocha Pombo, ao lado do Terminal Urbano Central, às 17h. O Projeto de Lei 1904/2024 pretende equiparar o aborto a partir de 22 semanas ao crime de homicídio, mesmo nas situações previstas em lei, como o estupro. Para a Frente Feminista de Londrina, o PL visa “tirar a dignidade e anular direitos de mulheres, pessoas que gestam e meninas”.
O aborto em caso de estupro é permitido pela lei brasileira desde 1940 e não há limite de tempo gestacional. O PL 1904/2024 quer retroceder nisso. O aborto também é permitido no país em caso de risco de morte materna e casos de anencefalia (quando o feto não tem chance de viver depois do nascimento).
“A maior parte das gestações decorrentes de estupro são de meninas, de crianças! Essas meninas têm medo, vergonha, são ameaçadas pelos abusadores… e, geralmente, se descobrem grávidas depois das 22 semanas! Esse PL quer condena-las a seguir adiante uma gestação fruto de estupro, que ameaça seu futuro e coloca em risco a sua vida!”, declara a Frente Feminista.
Leia também: PL 1904 é nova violação de direitos humanos, avalia advogada
Serviço:
Ato pelo arquivamento do PL 1904
Local: Praça Rocha Pombo, em frente ao terminal central
Horário: 17h
Sobre o asssunto, leia ainda:
Em 10 anos, 346 meninas foram mães em Londrina
De ameaças a Maria da Penha ao PL do Estupro, um país forjado na misoginia
