Aula inaugural do cursinho aconteceu nesta segunda-feira; restam algumas vagas para estudantes

Cecília França

Entrevistas e fotos de Filipe Barbosa

Foto em destaque: Marisa Paula busca preparação para o vestibular em nutrição ou gastronimia/Filipe Barbosa

O Cursinho Comunitário Pré-Vestibular do Vista Bela, na zona Norte de Londrina, iniciou nesta segunda-feira (22) as aulas de sua terceira turma. Projeto do Instituto Conexões Londrina, o cursinho conta professores voluntários e é voltado à preparação para o vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outras formas de acesso ao ensino superior, além do Encceja, prova de nivelamento para estudantes fora da idade escolar regular.

Lua Gomes, coordenadora do Conexões e idealizadora do cursinho, explicou aos estudantes como funciona o processo de ensino e aprendizagem.

“Geralmente, em um cursinho pré-vestibular, tem uma grade amarradinha, muitas apostilas, e os professores falam em ‘revisão’, para relembrar o que você supostamente já aprendeu na escola. A gente entende que a realidade periférica não é essa e que tem um monte de coisas que a gente não conseguiu aprender na escola”, destaca.

Ter um processo de ensino adaptado não significa, porém, desprezar os conteúdos padrão das provas.

“Eu entrei na universidade quatro vezes e tem coisas que eu não aprendi até hoje. Então vamos fazer tudo que a gente puder para facilitar esse processo. Vamos revisar todo o conteúdo da prova do Enem? Vamos. Vamos revisitar todos os conteúdos possíveis? Sim. Vamos fazer vocês compreenderem como funciona o processo do vestibular? Vamos também”, explica Lua.

O cursinho conta com professores e professoras voluntários, muitos vinculados à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Londrina, como Lisandra Ferreira de Lima, do departamento de Engenharia Química da instituição.

“Acreditamos muito nesse projeto. A UTFPR é uma universidade pública, gratuita e com cursos prioritariamente de engenharia. Além de podermos colocar conhecimentos para o vestibular, também temos interesse em trocar informações sobre os cursos que estão disponíveis na cidade”, disse ela.

“Ficamos muito feliz em pensar que estamos nos conhecendo aqui agora e, talvez, no ano que vem, vocês serão meus alunos lá na UTFPR. A gente acredita que com essas trocas todo mundo sai ganhando”.

Estudantes do cursinho receberam uma bolsa customizada com a logo do Conexões, cadernos, borracha, lápis, caneta e outros itens para incentivar os estudos. Ainda restam algumas vagas e a inscrição pode ser feita por este link até 3 de maio.

Leia também: Conexões Londrina recebe título de utilidade pública

“Gostaria muito de dizer que a gente está trabalhando hoje para que daqui seis, sete anos alguns de vocês voltem e digam que podem disponibilizar horas para dar aula no cursinho. Este será o ápice. Acho que meu coração vai derreter quando isso acontecer”, emocionou-se Lua, em fala aos alunos e alunas.

Estudantes animados

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio, Ágatha Larissa pretende cursar medicina veterinária. Ela está animada com a possibilidade oferecida pelo cursinho comunitário.

“Assim que terminar já quero fazer o Enem e entrar em uma faculdade, pode ser a UEL ou outra que tiver oportunidade, estarei lá”, acredita.

Marisa Paula (foto em destaque) concluiu os estudos do Ensino Médio aos 38 anos e agora, aos 47, vê a oportunidade de cursar uma universidade.

“Quando mudei para o Vista Bela, em 2012, tive a oportunidade de fazer o supletivo. Pensei em fazer vestibular depois, mas como a gente trabalha, a vida é corrida, e tinha outras coisas no momento para fazer, perdi a oportunidade. Agora eu vi o folder do cursinho na portaria do meu prédio e pensei ‘Agora vai ser a hora’. Fiz a inscrição e estou aqui”, conta ela.

Com experiência de mais de 20 anos na área de cozinha, Marisa acredita que o cursinho, além de prepará-la para o vestibular, abre novas possibilidades.

“Abre sua mente, você conhece outras coisas, outras pessoas, tem uma nova visão, mais ampla”, resume.

As aulas do cursinho comunitário vão acontecer de segunda a sexta-feira das 19h às 21h30 na sede da Escola Municipal America Sabino Coimbra, no Vista Bela.

O cursinho também está arrecadando livros de leitura obrigatória para o vestibular da UEL:

Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática);
Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM);
O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras);
O seminarista – Bemardo Guimarães (domínio público);
Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras);
Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia);
Melhores poemas – Femando Pessoa (Global);
Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record);
Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público).

 

A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX (Chave CNPJ: 31.330.750/0001-55). Se preferir contribuir com um valor mensal, participe da nossa campanha no Apoia-se https://apoia.se/lume-se.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Lume Rede de Jornalistas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading