Escola Municipal de Dança apresenta ‘Ballet Dom Quixote’ neste fim de semana
Montagem de encerramento do ano letivo será realizada no Teatro Ouro Verde contará com mais de 200 alunos que irão realizar 24 coreografias de balé clássico e outras três de danças contemporâneas
Da Redação
Fotos: Fabio Alcover
Há 29 anos, a Escola Municipal de Dança de Londrina (EMD) realiza um evento audacioso: reunir centenas de alunos de diferentes idades e níveis de balé no mesmo palco, para uma apresentação de encerramento das atividades do ano letivo. É um espetáculo digno de grandes companhias, com figurinos exclusivos, cenários desenvolvidos por artistas locais e bailarinos. Este ano, a comemoração vai reunir mais de 200 alunos para contar a história de um amor proibido: “Balé Dom Quixote” estreia nesta quinta (1), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde.
As apresentações seguem até domingo, quando o balé infantil fará um show extra às 16 horas. Com os bailarinos representando espanholas e ciganos, a produção é feita de forma independente, custeada com a ajuda dos pais dos alunos.
Baseado no livro clássico de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, a obra teve sua primeira adaptação para o balé em 1740, na Áustria, por Franz Hilverding, depois com Jean Georges Noverre, em 1768, também em Viena, com música de Josef Starzer. Desde então, o romance tem sido representado em diversas linguagens artísticas em todo o mundo.
Em 1869, o Ballet Imperial, no Teatro Bolshoi, de Moscou, estreou uma das mais conhecidas montagens da obra, com a coreografia de Marius Petipa e música de Ludwig Minkus. Esta é a versão que inspirou a Escola Municipal de Dança a preparar sua própria releitura das aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança em meio ao romance da jovem Kitri com o barbeiro Basílio, que tem como destaque os traços hispânicos, com cavaleiros animados e espevitadas senhoritas.



Segundo a coordenadora pedagógica da Escola de Dança, Luciana Lupi, diretora geral do espetáculo, a montagem é considerada “ballet de repertório”: um espetáculo clássico, que conta uma história por meio de coreografias divididas em atos que ajudam a construir a linha temporal da narrativa, característica similar às peças de teatro.
“Nossa montagem será realizada na íntegra e dividida em quatro grandes atos. No total, serão 24 coreografias de balé clássico e outras três danças contemporâneas adaptadas à montagem”, descreve Luciana, lembrando que a direção artística será de Marciano Boletti.
Um dos momentos mais importantes desse espetáculo é o Grand Pas De Deux, que destaca os personagens Kitri e Basílio. “Dentre os alunos, temos cinco formandas que farão várias participações, além de outros personagens.”
Conforme a coordenadora, a preparação para este espetáculo começa já no início do ano letivo, quando a história, o estilo e as técnicas referentes à montagem são ensinadas, de acordo com o nível de cada turma.
“Desde o início do ano os alunos já têm contato com o que vem pela frente e as técnicas que serão utilizadas na montagem. Fechar o ano com um espetáculo como esse é uma forma de eles colocarem em prática, de forma artística, o que aprenderam em sala de aula”, diz Luciana.
Vão participar da montagem alunos da unidade Centro (sede) e da unidade Norte, além do bailarino Matheus Nemoto, ex-aluno da Escola Municipal de Dança que hoje integra o corpo profissional do Ballet de Londrina. Matheus foi descoberto pelo extinto projeto Faces, que era realizado em escolas públicas da periferia de Londrina.
‘Ballet Dom Quixote’, a história
Dom Quixote, seguido de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, está em busca de Dulcinea, sua amada, que surgiu em seus sonhos. Chegando em Sevilha, ele conhece Kitri, uma bela jovem prometida em casamento ao nobre Gamache, e a confunde com Dulcineia.
Kitri e seu amado, Basílio, seguindo os conselhos de Espada e Mercedes, acompanham Dom Quixote e Sancho Pança até um acampamento cigano. Ao chegar lá, Dom Quixote luta contra moinhos de vento, pensando serem gigantes que ameaçam a segurança de Dulcinea.
Depois, ele cai em um sono profundo e sonha com moças, entre elas, Kitri, que simboliza Dulcinea.
Lorenzo, pai de Kitri, a encontra no acampamento e força a jovem a casar-se com Gamache. Basílio finge cometer suicídio e Kitri pede que Dom Quixote convença seu pai a deixá-la se casar com o cadáver.
Depois de receberem o consentimento, Basílio “revive” e agradece, ao lado de Dom Quixote, por Lorenzo e Gamache terem aceitado o amor dos jovens. O casamento acontece e Dom Quixote se despede, para continuar sua aventura em busca da amada de seus sonhos.
Sobre a Escola Municipal de Dança
Fundada em 1990, a Escola Municipal de Dança de Londrina integra as atividades da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), uma instituição privada, sem fins lucrativos, de caráter cultural, que gerencia, ainda, uma companhia profissional de dança e uma escola de teatro. A Funcart tem patrocínio da Prefeitura de Londrina.
Na perspectiva de garantir o acesso à formação cultural, cerca de 90% dos alunos são bolsistas (parciais ou integrais) das duas escolas (Dança e Teatro) e os demais alunos pagam mensalidade equivalente a 10% do salário-mínimo nacional.
Já na perspectiva de profissionalização por meio da arte, a Escola Municipal de Dança já garantiu a vários de seus ex-alunos a possibilidade de viver da arte. Muitos bailarinos formados pela escola hoje estão contratados ou passaram por companhias profissionais, como o Ballet da Cidade de São Paulo, o Ballet do Teatro Castro Alves, Companhia de Dança Batsheva (Israel) e o próprio Ballet de Londrina. Muitos outros passaram a integrar o quadro docente da própria escola.
Serviço:
Espetáculo: “Ballet Dom Quixote – Montagem da Escola Municipal de Dança”
Data: 01, 02, 03 e 04 de dezembro
Hora: 20h nos dias 01, 02, 03 e 04 e 16h no dia 04 (balé infantil)
Local: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
Valor: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira).
Classificação: Livre
*Os ingressos são vendidos até as 19 horas desta quarta (30) na secretaria da Funcart. Após, na bilheteria do Teatro Ouro Verde (das 14h às 18h).
(Com informações da assessoria de imprensa da Escola Municipal de Dança)
Leia também:
A riqueza das religiões de matriz africana – Mãe Omim
A Lume faz jornalismo independente em Londrina e precisa do seu apoio. Curta, compartilhe nosso conteúdo e, quando sobrar uma graninha, fortaleça nossa caminhada pelo PIX (Chave CNPJ: 31.330.750/0001-55)
You may also like
Relacionado
Arquivos
- julho 2026
- junho 2026
- novembro 2025
- outubro 2025
- setembro 2025
- agosto 2025
- julho 2025
- junho 2025
- maio 2025
- abril 2025
- março 2025
- fevereiro 2025
- janeiro 2025
- dezembro 2024
- novembro 2024
- outubro 2024
- setembro 2024
- agosto 2024
- julho 2024
- junho 2024
- maio 2024
- abril 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- janeiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- junho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- março 2023
- fevereiro 2023
- janeiro 2023
- dezembro 2022
- novembro 2022
- outubro 2022
- setembro 2022
- agosto 2022
- julho 2022
- junho 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- fevereiro 2022
- janeiro 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- julho 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
Calendar
| S | T | Q | Q | S | S | D |
|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 2 | |||||
| 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
| 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
| 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |
| 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
| 31 | ||||||

Deixe um comentário