No ano passado, as forças seguranças mataram 413 pessoas no Estado, um aumento de 19%
Nelson Bortolin (originalmente publicado no Portal Plural)
O Paraná tem uma das mais altas letalidades policiais do País. No ano passado, as forças seguranças (polícias civil e militar e guardas municipais) mataram 413 pessoas no Estado, um aumento de 19% na comparação com o ano anterior.
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que faz a comparação dos indicadores de violência entre os estados, ainda não divulgou os dados de 2024, mas, historicamente o Paraná ocupa o sexto lugar no ranking nacional de maior letalidade. A exceção foi o ano de 2022, quando surpreendentemente o Estado, com 479 mortes, ficou em quinto lugar, superando São Paulo (421).
Na comparação com os outros estados do Sul, a letalidade da polícia paranaense chama mais atenção. De 2020 a 2023, a média anual de mortes no Paraná foi de 402, mais que o triplo da média gaúcha (133). A média catarinense é bem inferior (70).
O Fórum também compara os indicadores de forma proporcional ao tamanho da população. Neste caso, no ano de 2023, o Paraná ocupou a nona posição, com uma taxa de 3,1 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes.
Estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm índice maiores, sendo o Amapá, o mais alto. Lá foram 23,6 mortes a cada 100 mil habitantes.
Considerando apenas Sul e Sudeste, o Paraná ocupa a vice-liderança do ranking, perdendo apenas pra o Rio de Janeiro (5,4). Todas as demais unidades da federação têm taxas bem menores: São Paulo (1,1); Espírito Santo (1,7); Minas Gerais (0,7); Rio Grande do Sul (1,4); e Santa Catarina (1).

Curitiba e Londrina concentram as mortes
Segundo o Ministério Público do Paraná (MPPR), as mortes decorrentes de intervenção policial concentram-se em Londrina e Curitiba e nos municípios do entorno dessas cidades.
Das 413 mortes do ano passado, 104 foram na capital e 49 em Londrina. Proporcionalmente, o índice de Londrina é bem maior. Foram 8,4 mortes por 100 mil habitantes na cidade do Norte do Estado contra 5,6 da Capital.
O município com mais mortes em termos proporcionais é Cambé, com 11,7, seguida de Almirante Tamandaré, com 9,6.

