Participe com doações de livros, voluntariado ou como estudante do cursinho; saiba mais
Cecília França
Quando acessou a universidade pela primeira vez, a ativista Lua Gomes identificou a ausência de seus pares naquele espaço. Cria de um cursinho pré-vestibular comunitário no Rio de Janeiro, seu estado de origem, a coordenadora do Instituto Conexões Londrina sentiu que precisava por em prática algo efetivo que mudasse a realidade de acesso de pessoas periféricas à universidade, especialmente a pública. Desse desejo nasceu o Cursinho Pré-Vestibular Comunitário do Vista Bela, que está com inscrições abertas para novos estudantes até o dia 3 de maio.
“O cursinho nasceu de uma dor. Eu tinha muito desejo de fazer o percusso da UEL (Universidade Estadual de Londrina) de volta para casa, olhar para o lado e ver meus pares ali. Como eu sou cria de cursinho comunitário, eu gostaria muito de poder fomentar também a educação e ‘traficar’ conhecimento e informação para que a gente possa fortalecer os nossos”, diz Lua.
Para se inscrever no cursinho comunitário é preciso preencher o formulário disponível no link (clique aqui). São 50 vagas disponíveis. Para ser um professor voluntário ou contribuir com a doação de livros, especialmente da lista de leitura obrigatória para o vestibular da UEL (veja abaixo), entre em contato com o Conexões Londrina pelo whatsapp (43) 99115-3182 ou pelo Instagram do projeto.

Lua diz que a ideia do cursinho é praticar o conceito de universalidade de acesso à educação, ainda difícil de acontecer na prática. “As desigualdades estão muito postas no processo da educação. Automaticamente, para que a gente consiga, de fato, garantir possibilidades de ascensão social, um dos caminhos mais concretos é a educação”, afirma.
A coordenadora explica que o cursinho trabalha com a lógica de construção coletiva e busca pessoas dispostas a compartilhar conhecimentos em diferentes áreas para mministrar as aulas.
“Ninguém só ensina, ninguém só aprende; a gente constrói conhecimento juntos. Se alguém tiver habilidade em alguma parte da química, da física, da história – não precisa conhecer tudo nem precisa ter formação específica para isso – venha contribuir com o que você tem. Para nós é muito importante, porque acabamos não sobrecarregando nenhum voluntário e a gente acaba conseguindo construir outras pontes”.
“Às vezes o conhecimento peculiar que você tem sobre determinado assunto pode ser um diferencial para alguém que tem dificuldade justamente naquele conteúdo”, ressalta Lua.
O cursinho é voltado para quem pretende prestar vestibular este ano, fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou alguma política de inserção na universidade, pública ou privada, bem como para treineiros e aqueles que pretendem prestar a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
As aulas do Cursinho Pré-Vestibular Comunitário do Vista Bela vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30, na Escola Municipal America Sabino Coimbra. As inscrições serão validadas após a confirmação dos dados apresentados na ficha de inscrição e os estudantes receberão material de apoio básico, como cadernos, caneta, lápis, borracha.
Leia também: Conexões Londrina recebe título de utilidade pública
Lista de leitura obrigatória para o vestibular da UEL:
Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus (Ática);
Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar (L&PM);
O rei da vela – Oswald de Andrade (Companhia das Letras);
O seminarista – Bemardo Guimarães (domínio público);
Niketche – Paulina Chiziane (Companhia das Letras);
Torto arado – ltamar Vieira Junior (Todavia);
Melhores poemas – Femando Pessoa (Global);
Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto (Record);
Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga (domínio público).
